terça-feira, 24 de novembro de 2015

Etiqueta e cuidados com a Shinai




Etiqueta






A Shinai representa uma espada real, a Katana, por isso devemos tratá-la com respeito e cuidado. Listamos alguns cuidados que devem ser tomados com uma shinai enquanto estiver em um dojo.
  • Se uma shinai estiver no chão não passe por cima dela, isto seria uma grave violação de etiqueta.
  • Quando não estiver em uso, repouse-a em lugar adequado: no chão (não em área de passagem ) ou encostada verticalmente contra a parede com o apoio da mão (tsuka) voltado para o chão e a ponta (kissaki) encostada na parece.
  • Segure-a adequadamente, nunca deixe a jogada ou se apoie nela.
  • No transporte utilize uma shinai bag (porta shinai) ou enrole-a com algum tecido, não ande com ela esposta em vias ou conduções públicas.

Pilares do Kendo



O Kendô tem suas bases sustentadas por três pilares filosóficos: o Shintoísmo, o Budismo e o Confucionismo. 




O Shintoísmo é a religião original do povo japonês. É essencialmente panteísta, ou seja, reconhece a divindade em tudo que existe na natureza. Desta forma, o Shintoísmo nos ensina a respeitar e zelar pela natureza e o meio-ambiente.

O Budismo é a religião oficial do povo japonês. Tem como elementos mais característicos a idéia da reencarnação e o conceito de ‘causa-e-efeito’. Com o Budismo, aprendemos a respeitar e zelar pela família e antepassados. Num contexto mais abrangente, ‘família’ e ‘antepassados’ ganham o significado de ‘amigos’ e ‘professores’, ou seja, todas as pessoas que nos cercam.

O Confucionismo é mais uma filosofia política do que religião. Dela podemos abstrair que devemos respeitar, zelar e trabalhar pelo bem estar da nossa comunidade, sociedade e país.

Neste sentido, os esforços realizados cotidianamente por todos nós para colaborar com o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, alinham-se com os mais nobres princípios que devem ser seguidos pelos praticantes de Kendô.

Os beneficios do treinamento de Kendo









Os benefícios do treinamento de Kendo são muitos, mas tem um objetivos: associar os princípios do Kendo e prática dos treinamentos no combate ao stress, saúde, relacionamentos, disciplina, trabalho em equipe e segurança.

É constatado que o kendo é um excelente método para condicionar o corpo fisicamente, possuindo diversos requisitos em sua prática que são benéficos ao praticante dos seis anos até a idade avançada. O kendo pode ser praticado por homens, mulheres e crianças, por deficientes físicos de diversas formas, gestantes que não tenham complicações desde que possuam acompanhamento médico e estejam orientadas por professores com especialidades em seu campo de necessidade.

Disciplina; autocontrole; equilíbrio entre razão e emoção; concentração; autoconfiança; mudança de postura frente às situações adversas; redução de stress, emagrecimento e manutenção da saúde; aplicação prática da estratégia nos negócios; melhorar e corrigir problemas de coluna e dores cervicais e lombares causados por má postura e vida sedentária; melhora a capacidade de eliminar toxinas, adiposidade, colesterol e outras substâncias nocivas a nossa saúde acelerando as funções metabólicas, renais e hepáticas do corpo; ajuda a aumentar a bio energia (ki) mantendo o corpo em estado jovial e previne o envelhecimento precoce.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Kendô (Caminho da espada)

Kendô - “natureza (Riho) da espada”


O Kendô é uma tradicional arte marcial japonesa cuja origem está nas técnicas de manejo e luta de espadas utilizadas pelos Samurais.
Kendô é o caminho da espada’ é composta por dois ideogramas: Ken (剣) que significa espada e Do (道), caminho.

Mas o que quer dizer ‘caminho da espada’?

No universo das Artes Marciais, a palavra ‘caminho’ adquire o sentido da própria existência, de um estilo de vida. No caso do Kendô, consiste em  “disciplinar o caráter humano através da aplicação dos princípios da Katana” (刀) (outra designação em japonês para espada).

E quais são estes princípios?

Estes princípios são a busca do desenvolvimento de corpo e espírito vigorosos por meio de treinamentos intensivos e apropriados no manejo da espada, com a finalidade de tornar o indivíduo capaz de compreender que, o poder adquirido ao se portar uma espada, traz consigo a dimensão da responsabilidade de saber como e quando utilizá-la, para o bem do próximo e da sociedade

“É através de um espírito forte que alguém supera a inevitabilidade do corpo tornar-se fisicamente fraco.” – Mochida Moriji Hanshi