quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Conceito dentro do Kendo




O Kendo tal qual tomado em sentido amplo pelos praticantes é um fluxo no qual existe uma mudança ou transformação de três elementos intimamente relacionados: o corpo , o Ki-espírito e a espada. 

Corpo – Tai

Todo o treinamento do Kendo  enfatiza sua atualização no corpo dos iniciados.  Seu ritmo de adestramento, suas ampliações periódicas, seus movimentos incontáveis e o reforço de sua ênfase buscam fabricá-lo.

Desde os primeiros momentos o corpo passa a ser o meio que será trabalhado pelo “Sensei
O posicionamento dos pés, os seus modos de deslizamento pelo solo, a postura geral e ereta do corpo;  a respiração; o olhar – professores afirmam que os olhos, os quais são os portais da mente, devem ser profundos e penetrantes, procurando um estado de “ tooyama no metsuke ”, que significa “a montanha distante pode ser vista”, olhar tudo e nada ao mesmo tempo.

Sobre isso, um monge budista contemporâneo de Musashi, Takuan Soho, em seus conselhos para Yagyu Munenori, no famoso Fudochi Shinmyo Roku , diz que o espadachim deve sempre se ater ao nada.

Sua mente jamais pode se fixar em um ponto, pois, se assim o dizer, ele sempre perderá
o todo. O exemplo que ele dá para isso é em relação a olhar uma árvore. Caso foquemos no movimento ou existência de uma folha,  perderemos a árvore como um todo. 
Para a esgrima seria a mesma coisa.

Se focamos no movimento da espada inimiga, ou nos olhos do adversário, ou no movimento
do corpo, seremos atingidos pelo golpe do oponente.

Deve-se buscar o “kanken no metsuke”.
O termo “ metsuke” significa “técnica de observação” para o “kan”, ou seja, a observação do interior, para o “ kokoro ” (coração, mente) do oponente.

O “ kakegoe ” é um dos moduladores utilizados e é traduzido como o grito que surge do interior da barriga, o qual tem por objetivo incentivar a si e intimidar o adversário.

De acordo com a concepção nativa, seus efeitos são: aumentar a concentração, potência e domínio do golpe. Como requisito para o kakegoe, é preciso que se desenvolva a respiração. A expressão
a-un-no-kokyuu – kokyuu (respiração); a (exalação); un (inalação) – significa respiração profunda.



O termo completo é “isoku itto no ma-ai”.




 Essa distância deve ser mantida em relação ao oponente em uma postura de confronto, de forma que em um passo se atinja o adversário e com um passo para trás se desvie do golpe do adversário. Omaai  é o espaço e o comprimento da espada, a distância entre dois oponentes. Também se refere a tempo e velocidade de ataque. Essa discussão é interessante porque o conceito de Maai –  indica justamente um encontro em um espaço. Isso, do ponto de vista de uma reflexão japonesa cruzada à antropologia, interessa na medida em que pensamos no próprio conceito de relação, ou um espaço de encontro, muito embora seja justamente o conceito de “relação” – que é variável – o lugar onde a maioria das coisas interessantes acontece.


fonte :Parte do Artigo  O caminho da espada: sobre mecanismos e máquinas. Parte III – Final . Autor Gil Vicente Lourenção publicado na Revista de @ntropologia da UFSCar, 6 (1), jan./jun. 2014
http://estudodosamurai.blogspot.com.br/

Bokuto / Bokken

Bokuto/ Bokken : a Espada de madeira.


bokuto (espada de madeira), também conhecida 木 剣 bokken (espada de madeira) é a réplica de madeira de uma katana e é usado para Kata de  Kendo e, ocasionalmente, para suburi. Vários tipos de bokuto, o comprimento e forma dependem do Ryu. Kendo é usado no tipo mais comum de cerca de 90 cm para a tachi e 55 cm para o kodachi.

PARTES 
Tsuka (punho).
Monouchi (Terceira parte do sabre no topo).
Kissaki (ponta).
Ha (fio).
Tsuba (Aro separando folha decorativa Tsuka. Proteção).
Tsuba Dome (anel de plástico colocado abaixo do tsuba para mantê-lo ligado ao Tsuka).
Mune (o partido e borda oposta é considerada a espinha dorsal da espada).
Shionogi (vulgarmente chamado canal arterial, é a linha que se encontra no meio da face da lâmina da espada).
Gashira Tsuka: A extremidade do punho de bokuto. 


História
Durante o período Muromachi (1336-1600) o uso do bokken, também chamado bokuto, (quando usado com o Tsuba), tornou-se popular porque os guerreiros começaram a usar a arte do duelo contra um adversário em vez de lutar em um campo de batalha . Este conceito nasceu especializações de combate de diferentes estilos ou escolas "Ryu" ou "Ryuha".
Como diferentes dojos " Ryu "começou a ensinar seus alunos a arte da esgrima, tornou-se óbvio que era necessário substituir as espadas de aço como uma medida de segurança para os alunos.

Ao longo dos séculos, centenas de diferente "Ryu" arte especializada em "kenjutsu", praticamente todos eles usado o bokken para treinar. Enquanto os alunos tornaram-se professores de esgrima usando o bokken, obviamente, também se tornou perigoso, com a mesma ferramenta de treinamento.
Existem várias crônicas japoneses falam de guerreiros que, por uma razão ou outra usaram o bokken contra um inimigo empunhando uma lâmina de aço e derrotado. Às vezes, essas vitórias foram devido à capacidade do guerreiro no uso do bokken





O bokken é feito de um pedaço de madeira, embora existam alguns fatos em várias partes do mundo, os mais populares são provenientes do Japão e japoneses carvalho vermelho ou branco.
Estas madeiras eram populares em bokken japonês porque seus grãos compacto faz maravilhosamente lisa, macia e forte. Alguns especialistas dizem que o carvalho branco é superior ao vermelho porque não deformar tanto e tem poucos nós.
Outras madeiras podem ser de bordo , Walnut , incenso , ébano , Guayubira tudo depende do uso que pretende tomar, de acordo com que você selecione o peso, equilíbrio e resistência. Se você estiver indo para usar em combate contra outra arma não pode ser de madeira leve e macio, ele vai quebrar facilmente, ao passo que, se o que você quer é fortalecer os braços e ombros são chamados de "suburi para" muito mais peso.

Tipo de Bokuto/Bokken:

1) Bokuto (ou Bokken) para Aikido: sem divisão entre lâmina e tsuka, nem suporte para tsuba. E okissaki é "aparado", segundo me consta, para segurança do praticante.


2) Bokuto para Nitenichi Ryu: aparentemente, também não se usa tsuba.



3) Bokuto do Niten Ichi-ryu : a imagem do famoso Jisso Enman no Bokuto 


4) Bokuto do Itto Ryu


5) Bokuto do Kashima Shin Ryu:



6) Bokuto do Iwama Ryu "Takemusu" 


7) Bokuto do Tennen rishin ryu

8) Bokuto do Jiki Shinkage Ryu



9) Bokuto do Katori Shinto Ryu


10) Bokuto do Keishi Ryu 

11) Bokuto do Yagyu Ryu  







Embora sejam mais seguros do que as espadas deve ser considerada uma arma. Após o uso contra outro bokken, Jo, etc., Você deve garantir que nenhuma lasca ou danos. Se estiver danificado, isso pode causar lesão ao adversário durante a prática.




fonte:
http://forum.kendobrasil.com/viewtopic.php?f=14&t=124&st=0&sk=t&sd=a
http://kendoindumentaria.blogspot.com.br/search/label/El bokken
http://es.wikipedia.org/wiki/Bokken
http://www.masamune-store.com/
http://estudodosamurai.blogspot.com.br/

Porquê praticar Kendo?

 Porquê praticar Kendo? 






Segundo a All Japan Kendo Federation, os objetivos da prática do Kendo passam por:
Moldar a mente e o corpo.
Cultivar um espírito vigoroso,
E através de um treino correto e rigoroso,
aspirar ao aperfeiçoamento na arte do Kendo.
Valorizar a cortesia e a honra.
Relacionar-se com os outros de modo sincero.
E procurar aperfeiçoar-se constantemente.
Assim será capaz:
De amar o seu país e sociedade;
De contribuir para o desenvolvimento da cultura;
E de promover a paz e a prosperidade entre todos os povos.
Existem, sem dúvida, várias razões para praticar Kendo: muitos praticantes chegam atraídos pela prática física, outros pela vertente mais mental ou espiritual frequentemente associadas às artes marciais. Seja qual for a razão, os benefícios trazidos pelo treino regular de Kendo são vários.
Para além dos benefícios físicos e de saúde que decorrem de um treino físico muito completo (independentemente de sexo ou idade), a prática de Kendo desenvolve também o poder de concentração e de resolução, potenciando também a agilidade mental e a autoconfiança, aspectos diretamente relacionados com a constante evolução e auto superação.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Hakama


Hakama:


Hakama é uma peça de roupa tradicional japonesa semelhante a uma saia. Existem vários tipos de Hakama, enquanto que a Hakama de mulher é simplesmente uma saia, as de homem já têm uma divisória parecendo mais uma calça pregada. É usada normalmente por cima de um Kimono. Hoje em dia a Hakama é usada em ocasiões formais, casamentos, cerimônias de chá, funerais, assim como na prática de artes marciais tradicionais como: Aikido, Kendo, Kyudo e mais. 




Ayabusa <b>Hakama</b> - jab-budosport.de



Diz-se que as 7 pregas de um Hakama representam as setes virtudes do Bushido que são:

Gi - a decisão acertada;
Yu - bravura;
Jin - amor universal, benevolência com a humanidade, compaixão;
Rei – cortesia, atitude correcta;
Makoto - sinceridade, veracidade;
Meyo - honra;
Chugi - devoção, lealdade



O Hakama era no princípio uma proteção para as pernas dos cavaleiros contra atritos e arranhões em arbusto etc., não muito diferente das calças de couro usadas pelos "cowboys" estadunidenses e pelos vaqueiros sertanejos. O couro era muito difícil de se obter no Japão, assim tecidos pesado eram usados em seu lugar. Após a transformação dos samurais em combatentes desmontados, atuando mais a pé, o Hakama continuou sendo usado porque ele os distinguia em meio a tropa e os tornava mais facilmente identificáveis