quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

TURMA DE KENDO BUDOKAN INDAIATUBA


Os homens devem moldar seu caminho. A partir do momento em que você vir o caminho em tudo o que fizer, você se tornará o caminho.







Tenha compaixão, ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para encontrá-la.

Enquanto se possa mexer, treine o corpo.
Enquanto não se possa mexer, treine a mente.



OBRIGADO A TODOS QUE FAZEM PARTE DESTA HISTORIA. 

FELIZ 2016 


Curiosidade do Natal no Japan



                                        O Hoteiosho








Há, no Japão, a figura mitológica de um monge que se assemelha muito ao do Papai Noel. Ele é o Hoteiosho, um bom velhinho que, como o Papai Noel, também leva um saco nas costas. Mas, diferentemente do Papai Noel tradicional, ele tem um segundo par de olhos na parte de trás da cabeça. As crianças são advertidas a se comportarem bem pois, caso contrário, o Hoteiosho estará vendo tudo o que elas fazem.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Há cinco diferentes Kamae (posturas de combate) em kendo, com um número de variantes. Segundo a AJKF, temos as seguintes definições:


Kamae




1. Chudan no Kamae: Este é o mais básico e fundamental Kamae, e serve como a raiz de todos os outros.
A espada é posicionada a frente do corpo, apontando para a garganta do oponente e buscando manter a linha central.
Chudan também é conhecido como o Kamae de água devido à sua flexibilidade e capacidades adaptativas. Um forte Chudan no Kamae serve tanto para produzir um forte ataque como uma defesa impenetrável.
Variantes:
  • Seigan no Kamae. Esta variante do Chudan é utilizada quando se enfrenta um adversário que está na Jodan no Kamae. A ponta da espada é posicionada mais alto que no chudan padrão.
  • Kasumi no Kamae: Junto com Seigan no Kamae, é atualmente utilizado em lutas contra Hidari Jodan no Kamae ou contra Nito-ryu. NEsta variante, a linha central é deslocada para a direita do lutador, protegendo assim seu kote direito.
  • Chudan Hanmi no Kamae: Esta variante do Chudan é tomada quando se utiliza Shoto, e pode ser visto na Kodachi no Kata: Ipponme.
  • Chudan Iri-Mi no Kamae: Outra variante para Shoto, que pode ser vista no Kodachi no Kata: Nihonme.

2. Jodan no Kamae: Também conhecido como "Hi no Kamae" (Kamae de fogo) ou de "Ten no Kamae" (Kamae do Céu) é um kamae agressivo, tanto espiritualmente e fisicamente.
A espada é segurada acima da cabeça, em um ângulo que varia de 45 a 20 graus em relação ao solo.
Quando se utiliza Jodan, podemos pressionar o oponente com seus ataques, assim como com o seu espírito. A eficácia da Jodan é dependente mais do aspecto espiritual do que físico, daí Jodan é considerado um "Kokoro no Kamae"; uma atitude ou mentalidade.
Variantes:
  • Morote Hidari Jodan: Esta é a forma normal de Jodan, onde o  esquerdo está na frente e a espada em um ângulo de cerca de 30 graus para a direita.
  • Morote Migi Jodan. A segunda versão do Jodan. Os pés são os mesmos que em Chudan e o espada é segurada reta sobre a cabeça.
3. Gedan no Kamae: Gedan no Kamae também é conhecido como o Kamae da Terra.
Nesta postura, a ponta da espada aponta em direção ao solo, abaixo da linha dos joelhos.
Embora possa parecer-se com uma postura defensiva, é uma postura capaz de atacar adversários, impedir um ataque flagrante e criar oportunidades. Também ajuda a disfarçar a intenção do lutador. Muitos vão usar Gedan no Kamae como uma transição da Chudan no Kamae para um ataque de Tsuki. Segundo o livro "Kendo Fundamentais": "O Gedan no Kamae é usado quando você baixar o kensen e, ao mesmo tempo que protege o seu próprio corpo, evoluir para um ataque que está em conformidade com os movimentos e as ações do adversário."
Variantes:
  • Gedan Hanmi no Kamae. Encontrado no Kodachi no Kata: Sanbonme.

4. Hasso no Kamae: Hasso no Kamae também é conhecido como o Kamae da Madeira. A espada fica posicionada ao lado direito do corpo, com a ponta voltada para cima, em um ângulo que varia de 45 a 20 graus em relação ao solo. Quando assume-se Hasso no Kamae, ele deve ser reto e forte como uma árvore, capaz de respeitar os seus adversários "de cima". Hasso é considerada uma variante do Jodan no Kamae, e portanto é uma postura agressiva.

Variantes:
Existe Migi e Hidari Hasso no Kamae. Utilizados, em geral, como transição para um ataque Jodan Kara "falso", ou como uma modificação de Katsugi Waza (Kotê-Men).
Hidari Hasso no Kamae é uma variante mais rara desta postura, onde a espada fica ao lado esquerdo do corpo. Não é praticado dentro dos katas de kendo.

5. Waki Gamae: Waki Gamae também é conhecido como o Kamae de metal ou a Kamae de Ouro, indicando uma espécie de "preciosidade escondida". Esse Kamae pode ser visto no Nihon Kendo Gata: Yonhonme, e no Kodachi no Kata Nihonme.
Neste Kamae a espada fica oculta à direita do corpo, as mãos na linha da cintura. Tem como objetivo esconder do adversário o tamanho da espada e a trajetória que irá tomar. Praticamente sem uso no kendo, especialmente pelo fato das espadas possuírem tamanho padrão nas lutas.
Cada um dos diferentes Kamae acima citados tem as suas origens nas técnicas desenvolvidas em campos de batalha. Hoje são praticados no Kata e Shiai, ajudando a manter os laços entre kendo moderno e suas origens.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015


 Armadura samurai:




Haidate - Protetor de coxas. Tipo de avental com a parte inferior sobreposta de lâminas de metal ou couro.Suneate - Protetor de canela composto por duas lâminas verticais presas por juntas ou correntes e, geralmente, alinhadas com tecido. Haviam também lâminas de couro presas na parte inferior que ficavam em contato com o estribo na cavalgada.

Yugake - Luvas feitas de pele de animal que poderiam ter um orifício na palma; acreditava-se ser o olho de um porco selvagem. A mão direita deveria ser colocada antes da esquerda.

Kote - Mangas feitas de diversos materiais, como tecido, couro, lâminas de metal, que serviam para proteger os antebraços e os punhos.

Do - Protetor de abdômen feito de lâminas. Existiam vários tipos de Do, alguns cobertos com placas de metal ou de bambu.

Kusazuri - Tipo de saia feita de lâminas de metal que servia para proteger a virilha e as coxas e era presa a um cinto de couro ou amarrada ao Do.

Uwa-obi - Cinto feito de linho ou algodão que amarrava o Do.

Sode - Protetor de ombros feito de lâminas de metal. Osode e Chosode eram tipos maiores usados somente por importantes oficiais.

Hoate - Máscara cujo modelo variava conforme o período. Um tipo específico de máscara ou viseira que cobria o nariz, o queixo e as bochechas era chamado de Mempo. Haviam seis diferentes estilos, alguns tinham bigodes ou aparência demoníaca.

Kabuto - Capacete com centenas de estilos diferentes que variavam conforme o período. Eles simbolizavam o poder e status do samurai e podiam ser adornados com chifres ou formas de monstros, o que dava uma aparência ainda mais assustadora.

SHINAI – CUIDADOS E MANUTENÇÃO


Manutenção de seu shinai






           Manutenção periódica do equipamento de treino é imprescindível para segurança dos praticantes. Muitos falam em manutenção mensal mas não existe uma “regra” para cuidar de seu shinai. Vai depender de fatores como quantidade de treinos semanais, duração dos treinos e a habilidade técnica do usuário.
….     .Esse fatores vão determinar o rigor e freqüência de impactos que a espada estará sujeita, o que colocará a prova suas capacidades de durabilidade. O dano mais comum ao shinai é o descolamento de pequenos feixes fibrovasculares das bordas das varetas, gerando farpas de diversos comprimentos, que se não percebidas e removidas imediatamente, podem adentrar o protetor facial do capacete e perfurar o globo ocular.
           Para tornar o shinai mais durável e combater o surgimento de farpas, é necessário lixar as bordas das varetas com lixas finas, removendo possíveis fiapos descolados do bambu. Em seguida, é comum aplicar óleos com essências, como de cocô ou amêndoa, para hidratar as fibras. Porém, é interessante que não haja excessos neste processo, permitindo que uma fina camada de óleo seque na superfície do bambu por pelo menos 24 horas.
Lixe as bordas e aplique óleo de amêndoas em seguida.


Lembrando que o cuidado com seu shinai é essencial, pois o que está em jogo é a segurança do seu parceiro de treino.
Para maiores informações visitem  https://espiritomarcial.wordpress.com/shinai-cuidados-e-manutencao/


sábado, 5 de dezembro de 2015

Etiqueta no Dojo do Kendo



Dojo-Budokan – Etiquetas no Dojo

1. Ao entrar e sair do Dojo fazer uma reverência profunda, manter o respeito ao local (Rei) e saudar a todos os presentes.
2. Ficar atento aos comandos durante as práticas.
3. Cumprimentar os professores e os amigos no início e no término das práticas.
4. Não se entra no dojo vestido e calçado, quando entrar deve-se estar de Hakama.
5. Mantenha sempre o respeito e a postura.
6. Respeitar os ensinamentos do professor.
7. Manter a amizade mutuamente.
8. Dedicar-se aos estudos com afinco.
9. Mantenha-se calmo e observador, não se envolva em conversas, risos e bagunças.
10. Se tiver ingerido álcool não entre no dojo, e muito menos participe dos treinos.
11. A espada é a alma e o Bogu é uma armadura; portanto deve-se lidar com eles com respeito de acordo com o método correto.
12. Não passar por cima das espadas e nem das armaduras. Quando não houver espaço deve-se pedir licença.
13. Não utilize equipamentos dos outros sem permissão. 
14. O Dojo deve estar limpo e arrumado.
15. Esforçar-se ao máximo para se superar espiritualmente.

5 importantes refeições diarias






São cinco as refeições que devemos fazer diariamente, de forma a assegurar o correcto aporte de nutrientes ao organismo, a saber:

dejejum: esta refeição, muitas vezes negligenciada, é das mais importantes do dia. Após o (grande) jejum nocturno é necessário repor os níveis ideais de reservas energéticas. Deve incluir:


. pão
. cereais
. leite e derivados
. fruta

Deve representar 25% das calorias totais ingeridas diariamente.

meio da manhã: refeição ligeira que pode consistir nos mesmos alimentos do pequeno almoço, embora deva representar apenas 10% das calorias totais diárias.

almoço: é a refeição mais substancial do dia, representa 30% das calorias totais ingeridas diariamente. Deve ser composta por:

. sopa de legumes
. carne ou peixe ou leguminosas ou soja
. batata ou massa ou arroz
. salada
. pão
. fruta

lanche: igual à refeição do meio da manhã.

jantar: igual ao almoço, mas deve representar 25% das calorias totais diárias.

 A palavra-chave na elaboração das diferentes refeições é: diversidade. Manter a adequada proporção entre os diferentes grupos de alimentos mas variando os alimentos dentro de cada um desses grupos é de vital importância.


Mais informações sobre rotinas  do Kendo consultem (http://e-dojo.blogspot.com.br/)