Manutenção de seu shinai
Manutenção periódica do equipamento de treino é imprescindível para segurança dos praticantes. Muitos falam em manutenção mensal mas não existe uma “regra” para cuidar de seu shinai. Vai depender de fatores como quantidade de treinos semanais, duração dos treinos e a habilidade técnica do usuário.
…. .Esse fatores vão determinar o rigor e freqüência de impactos que a espada estará sujeita, o que colocará a prova suas capacidades de durabilidade. O dano mais comum ao shinai é o descolamento de pequenos feixes fibrovasculares das bordas das varetas, gerando farpas de diversos comprimentos, que se não percebidas e removidas imediatamente, podem adentrar o protetor facial do capacete e perfurar o globo ocular.
Para tornar o shinai mais durável e combater o surgimento de farpas, é necessário lixar as bordas das varetas com lixas finas, removendo possíveis fiapos descolados do bambu. Em seguida, é comum aplicar óleos com essências, como de cocô ou amêndoa, para hidratar as fibras. Porém, é interessante que não haja excessos neste processo, permitindo que uma fina camada de óleo seque na superfície do bambu por pelo menos 24 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário